Acesso para Associados
  • Youtube

Seja bem vindo!

Conheça nossas mídias sociais

Tudo sobre Epilepsia

Indique este site

Notícias

Neurologia e Covid-19

Constante aprendizado e novidades diárias são expressões recorrentes quando o assunto é COVID-19 entre os médicos de todo o mundo. A doença, por ser nova, comporta-se como uma espécie de caixinha de surpresas, desafiando especialistas em Medicina e pacientes ansiosos por conhecer o máximo possível sobre as formas de manifestação e, o mais relevante, como vencê-la.

Nesse contexto, a relação entre COVID-19 e ocorrências neurológicas provoca inúmeras dúvidas. Desde o surgimento da doença estão sendo feitas seguidas descobertas, mas o caminho ainda é longo e bem desconhecido.

Atualmente, sabe-se que 30% a 40% de todos os pacientes infectados por COVID-19 apresentarão manifestações neurológicas. Esse dado foi apresentado a partir de uma análise retrospectiva de prontuários realizada com 214 pacientes internados na região de Wuhan, na China, local do surgimento da doença.

O vírus é capaz de atingir o sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico e o sistema musculoesquelético. No primeiro caso, pode provocar dor de cabeça, tontura, rebaixamento do nível de consciência, alteração do equilíbrio e convulsões. Em poucos episódios foi relatada a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.

Muitas pesquisas ainda estão em andamento, neste mês de Junho publicaremos mais alguns estudos nas mídias sociais e no site da LBE.

  • Receba por e-mail nossas novidades