Acesso para Associados
  • Youtube

Seja bem vindo!

Conheça nossas mídias sociais

Tudo sobre Epilepsia

Indique este site

Evento

Arte & Epilepsia

Dia Latino Americano da Epilepsia

09 a 20 de Setembro de 2019

Exposições e apresentações

  • Pinturas
  • Fotos
  • Low poli
  • Origami
  • Música

Arte & Epilepsia

“A arte, expressão profunda do ser, manifestação de criatividade ao alcance de todos, aproxima os seres humanos e pode significar oportunidade de autoconhecimento e revelação, transformando as pessoas, empoderando, promovendo bem estar e favorecendo a reintegração social!”

Para celebrar o Dia Latino-Americano da Epilepsia, trouxemos o tema “Arte & Epilepsia”, com objetivo de apresentar obras realizadas por pessoas com epilepsia, e através de um novo olhar promover a conscientização sobre a doença e quebrar o preconceito e o estigma que ainda a cercam, chamando atenção para a necessidade de inclusão social de todas as pessoas que convivem com a epilepsia no Brasil.

A epilepsia é uma doença neurológica crônica que acomete de 1 a 2% da população com manifestações ocasionais súbitas e rápidas, as crises epilépticas, entre as quais sobressaem convulsões e distúrbios da consciência.

A crise epiléptica é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, sem um fator desencadeante como febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada.

Pessoas com epilepsia, apesar de 70% dos casos terem suas crises controladas, ainda sofrem com o preconceito e estigma decorrentes da desinformação que cerca a doença. Entendemos que esta situação pode ser mudada através da educação e um olhar mais inclusivo de nossa sociedade.

O “Arte & Epilepsia”, mostra obras de arte e manifestações artísticas, evidenciando a capacidade, sensibilidade e o talento das pessoas com epilepsia, comprovando que o preconceito, estigma e a exclusão a que a sociedade as expõe, não calam suas potencialidades.

A epilepsia não impediu que grandes gênios se destacassem no mundo das artes, tais como: Machado de Assis, Van Gogh, Dostoievski, Flaubert, Moliére e tantos outros.

Baixe o flyer aqui

  • Receba por e-mail nossas novidades