Livro de Epilepsia para não especialistas

Prefácio
 
Este livro foi criado para contribuir com a missão de “promover recursos para o ensino e pesquisas destinados a prevenção, diagnóstico e tratamento da epilepsia” da Liga Brasileira de Epilepsia. A epilepsia é uma condição altamente tratável, e aproximadamente 70% das pessoas com epilepsia (PCE) poderiam viver livre de crises se tivessem diagnóstico correto e acesso aos tratamentos anti-crises adequados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS - https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/epilepsy ), a epilepsia acomete 50 milhões de pessoas (de todas as idades) ao redor do mundo e aproximadamente 80% das pessoas com epilepsia (PCE) vivem em países de média e baixa renda. Infelizmente, nesses países, o acesso limitado a serviços de saúde e aos fármacos anti-crises deixa uma grande proporção de PCE sem tratamento (“treatment gap”), vulneráveis a acidentes, preconceito, estigma e mortalidade prematura.
Para minimizar a falta de tratamento e o estigma da epilepsia, a OMS aprovou (em 2022) o Plano intersetorial global de ação para epilepsia e outras alterações neurológicas (“Intersectoral global action plan on epilepsy and other neurological disorders” (IGAP) https://www.who.int/publications/i/item/9789240076624 ). Esse plano reúne estratégias para promover o amplo acesso aos serviços de saúde que ofereçam cuidado e atenção integrais às PCE (e outras alterações neurológicas), em todo o mundo. Nesse contexto, a elaboração do presente livro foi alinhada aos objetivos estratégicos do IGAP e da Liga Internacional contra Epilepsia (ILAE - https://www.ilae.org/about-ilae/ilae-mission-goals-and-strategy), no sentido de oferecer informações práticas sobre epilepsia a todos os profissionais de saúde que recebem e cuidam das PCE, nos diversos níveis de atendimento em saúde. A diretoria da LBE coordenou o trabalho dos diversos autores que dedicaram tempo e compartilharam suas experiências multidisciplinares na elaboração dos capítulos. Desejamos que o livro auxilie a rotina e a tomada de decisão de múltiplos profissionais de saúde. Acreditamos que através desse livro estaremos fortalecendo o conhecimento dos profissionais de saúde e, consequentemente, contribuindo para que mais PCE sejam diagnosticadas corretamente e recebam tratamento adequado.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos todos os autores que contribuíram para que o livro tivesse uma perspectiva prática e atualizada. Agradecemos também as empresas EUROFARMA®, DANONE® e UCB® que contribuíram para a elaboração do livro, reconhecendo a importância do mesmo para difundir conhecimento para profissionais de saúde não especialistas em epilepsia.
Agradecemos também o professor Fernando Cendes pelas imagens cedidas e pelas sugestões ao longo do processo.
 
capa_epilepsia_pratica
 
 

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.