• Youtube

Seja bem vindo!

Conheça nossas mídias sociais

Tudo sobre Epilepsia

Indique este site

Notícias

ILUMINAÇÃO ROXA EM FONTES DO PAÍS CELEBRAM O PURPLE DAY – DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA EPILEPSIA.

Logo-Purple-Day-2016-Epilepsia-LBE

Em prol da conscientização da epilepsia, fontes nas cidades de Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília ganham iluminação especial na cor roxa, no dia 26 de março, para celebrar o Purple Day – Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia.

A data foi criada em 2008 pela canadense de nove anos Cassidy Megan, numa parceira com a Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS). A garota escolheu a cor roxa devido à flor de lavanda, que é associada ao sentimento de solidão, pois representa o isolamento vivido por muitas pessoas que têm epilepsia.

 

No Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia pessoas do mundo inteiro são convidadas a apoiarem a causa, vestindo uma peça na cor roxa para destacar a importância da sociedade em se informar a respeito da epilepsia. “O Purple Day, ou Dia Roxo, é comemorado anualmente em 26 de março e representa um esforço internacional para aumentar a consciência sobre a epilepsia, que afeta cerca de 1% da população em todo o mundo e até 2% entre os brasileiros”,  destaca Dra. Adélia Henriques Souza,  neurologista infantil e Presidente da LBE – Liga Brasileira de Epilepsia.

Com o objetivo de mostrar que essas pessoas não estão sozinhas, levar informação à população e promover a inclusão social, muitas cidades resolveram vestir a camisa e apoiar a causa iluminando de roxo, pontos importantes de cada região. Em São Paulo, o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia será marcado com a iluminação da Fonte do Parque do Ibirapuera.

Também serão iluminadas as fontes nas seguintes praças:

General Osório (Curitiba), Rui Barbosa (Belo Horizonte), Arsenal da Marinha (Recife) e Praça das Fontes – Setor Hoteleiro (Brasília). Ao longo do mês, a organização do Purple Day está promovendo diversas atividades em torno da data e em todo o país, como palestras e intervenções.

fonte-ibirapuera-roxa

Fonte de água do Parque do Ibirapuera em São Paulo será iluminada de roxo

 

De acordo com Eduardo Caminada Júnior, embaixador do Purple Day no Brasil e Vice-presidente da EPIBRASIL (Federação Brasileira de Associações de Pessoas com Epilepsia), o principal desafio dos pacientes com epilepsia é lidar com o preconceito e o estigma.

“Essas questões dificultam demais  a rotina das pessoas com epilepsia, seus familiares e àqueles que participam de alguma forma desse universo. A melhor forma de mudar tudo isso é levando informação à todos. É preciso entender que basta ter um cérebro para ter epilepsia e não devemos desprezar a possibilidade de que um dia também poderemos fazer parte dessa estatística”, afirma Caminada.

 

 

Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia (Purple Day)
Data: Sábado, 26/03

 

Iluminação de Fontes

Locais:

 

Curitiba
Fonte da Praça General Ósorio – Centro

 

São Paulo
Fonte do Pão de Açúcar – Ibirapuera

 

Belo Horizonte
Fonte da Praça Rui Barbosa / Praça da Estação – Centro

 

Recife
Praça do Arsenal da Marinha – Recife Antigo

 

Brasília
Praça das Fontes – Setor Hoteleiro

 

 

Caminhada Simbólica
Local: Brasília- Parque da Cidade
Data: 26 de março, sábado
Horário: 9h

 

Tenda de Conscientização

Local: Blumenau – Rua XV de Novembro
Horário: a partir das 9h
Atividades: Entrega de panfletos e orientações gerais

 

Apoio/Patrocinador: Associação Brasileira de Epilepsia-ABE, Liga Brasileira de Epilepsia – LBE e UCB.

 

 

  • Receba por e-mail nossas novidades