• Youtube

Seja bem vindo!

Conheça nossas mídias sociais

Tudo sobre Epilepsia

Indique este site

Evento

XV Encontro Nacional da EPIBRASIL

epilbrasil-banner

Neste ano de 2017, nosso Encontro aconteceu em São José do Rio Preto – SP, nos dias 16, 17 e 18 de março, no Ipê Park Hotel, reunindo aproximadamente 100 pessoas. Os debates giraram em torno de dois grandes eixos temáticos: epilepsia e trabalho e a mulher com epilepsia.

No primeiro eixo foi realizado o II Fórum Epilepsia e Trabalho. As dificuldades enfrentadas pelas pessoas com epilepsia em ter acesso e se manter no mercado de trabalho, tem sido uma preocupação prioritária das lideranças que apoiam o movimento nacional da epilepsia. O II Fórum Epilepsia e Trabalho foi uma continuação das discussões iniciadas em 2016, no I Fórum, que aconteceu durante o Encontro Nacional realizado em Campinas – SP.

As propostas que daí resultaram tem como norte garantir o direito ao trabalho da pessoa com epilepsia, conforme suas funcionalidade e capacidades. Assim, o encaminhamento a ser dado será o seguinte:

  1. Utilização do LOAS para contemplação com benefício previdenciário;
  2. Incorporação da pessoa com epilepsia em  cotas para inserção no mercado de trabalho;
  1. Criação de um documento oficial, baseado na CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) e questionário médico-funcional elaborado por Dr. Moacir  Borges para fundamentar as demandas da pessoa com epilepsia perante o Ministério do Trabalho e Seguridade Social;
  2. Elaboração de uma classificação objetiva das diferentes síndromes epilépticas a compor um Projeto de Lei em benefício às pessoas com Epilepsia para ser aplicada em perícias previdenciárias;
  1. Desmistificação a respeito da Epilepsia juntamente aos médicos do trabalho;
  1. Capacitação profissional e adequação do órgão empregador perante as necessidades da pessoa com Epilepsia.

 

Para tal, um grupo de trabalho já designado, deverá desenvolver um INSTRUMENTO DE QUANTIFICAÇÃO DA FUNCIONALIDADE utilizando conceitos da CIF, que permita definir um nível de corte em que as pessoas com epilepsia se enquadrariam no conceito de deficiência e outro em que não é possível trabalhar, em razão das limitações pessoais.

Chamou a atenção o aumento de associações e movimentos de apoio recém- criados que solicitaram afiliação à Epibrasil.

O próximo Encontro Nacional da Epibrasil será realizado em Brasília, nos dias 16 e 17 de março de 2018, possivelmente juntamente com o II Fórum Nacional de Epilepsia “Epilepsia Fora das Sombras” na Câmara dos Deputados.  Dr. Wagner Teixeira irá definir, juntamente com a APEDF – Associação de Portadores de Epilepsia do Distrito Federal os temas de interesse da população local.

www.neuroeventos.wixsite.com/epibrasil

Veja as fotos do evento:

 

 

inscreva-se


Fotos


  • Receba por e-mail nossas novidades