Diretoria Executiva:

Profa. Dra. Katia Lin
Presidente

Profa. Dra. Katia Lin

Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves
Secretária

Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves

Profa. Dra. Clarissa Lin Yasuda
Tesoureira

Profa. Dra. Clarissa Lin Yasuda

Profa. Dra. Maria Luiza Giraldes de Manreza
Secretária Permanente

Profa. Dra. Maria Luiza Giraldes de Manreza

Profa. Dra. Kette Dualibi Ramos Valente
Vice-Secretária Permanente

Profa. Dra. Kette Dualibi Ramos Valente

Conselho Fiscal:

Profa. Dra. Elza Márcia Targas Yacubian
Conselho Fiscal

Profa. Dra. Elza Márcia Targas Yacubian

Prof. Dr. Fernando Cendes
Conselho Fiscal

Prof. Dr. Fernando Cendes

Profa. Dra. Magda Lahorgue Nunes
Conselho Fiscal

Profa. Dra. Magda Lahorgue Nunes

Prof. Dr. Hélio Rubens Machado
Conselho Fiscal

Prof. Dr. Hélio Rubens Machado

Profa. Dra. Ana Carolina Coan
Conselho Fiscal

Profa. Dra. Ana Carolina Coan

Carta da Diretoria

São Paulo, 12 de agosto de 2022.

Carta da Diretoria aos Associados

A Liga Brasileira de Epilepsia (LBE), associada à International League Against Epilepsy (ILAE) e ao International Bureau for Epilepsy (IBE), perante as quais recebeu o título de Capítulo Brasileiro e o poder de representá-las no Brasil tem a missão de congregar médicos e outros profissionais dedicados à saúde das pessoas com epilepsia e promover o ensino, a pesquisa e o intercâmbio de conhecimento, destinados à prevenção, diagnóstico e tratamento da epilepsia visando, sempre, em última análise, o cuidado e o bem-estar da pessoa com epilepsia. 

Com mais de 70 anos de história, a LBE foi fundada no dia 15 de agosto de 1949, na sede do Centro de Estudos Paulo Cezar de Andrade, na Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro. Seu fundador e primeiro presidente foi o Dr. Paulo Niemeyer Soares. Desde então, a LBE tem contribuído incessantemente no progresso da epileptologia brasileira, através dos seus associados, muitos dos quais possuem destacada atuação internacional, levando consigo o nome da LBE para todos os lugares deste mundo globalizado em que vivemos hoje.           

A LBE cresceu, evoluiu e adaptou-se neste período  extraordinário e de rápida transformação que foi a pandemia da COVID-19. Isso refletiu-se na sua comunidade de neurologistas, neurologistas da infância e adolescência, psiquiatras, psiquiatras da infância e adolescência, psicólogos e neuropsicólogos, nutricionistas, neurocirurgiões e áreas afins, que só cresceu nos últimos 2 anos, culminando em um crescimento de 371% no número de seus associados, consolidando-se atualmente com mais de 500 associados adimplentes distribuídos não somente no Brasil, como também na América Latina. 

Como resultado de uma construção coletiva dos seus membros, através de diversas Comissões Científicas e Forças Tarefas responsáveis pela produção continuada de conteúdos e atualizações científicas de relevância na área da epileptologia e suas comorbidades, a LBE tem marcado presença como uma das principais sociedades científicas do Brasil e da América Latina quanto à produção de conteúdo, visibilidade e magnitude de suas ações. O impacto das suas ações nas mais diversas plataformas digitais está nas mais de 5000 visualizações registradas no seu site (www.epilepsia.org.br) apenas no ano de 2021, bem como o exemplo de webinars que contaram com a participação simultânea de mais de 1.000 pessoas logadas online, ou os quase 9 mil seguidores na plataforma Instagram e a realização do 39o Congresso Brasileiro de Epilepsia presencial em 2022 com mais de 750 participantes! 

Dessa maneira, a LBE continuará avançando no aprimoramento do seu plano estratégico que pode ser dividido nesses 5 grandes eixos:

- Educação continuada, que prosseguirá em formato híbrido, contando com atividades online e presenciais, que é a realidade atual deste mundo pós-pandemia. Evolução continuada da plataforma online da LBE com conteúdo ágil, atualizado e de fácil acesso, como meio de difusão do conhecimento, incluindo a adoção de novas tecnologias virtuais com participação ativa nas diversas mídias digitais;

- Desenvolvimento da entidade e captação continuada de novos associados, em busca do fortalecimento da comunidade epileptológica brasileira, e a facilitação do intercâmbio e crescimento colaborativo dos seus associados em um mundo globalizado e sem fronteiras;

- Promover a pesquisa e a colaboração entre pesquisadores no Brasil e no exterior, promovendo estratégias de facilitação para o intercâmbio do conhecimento e de oportunidades;

- Organização de cursos e simpósios internacionais, bem como o próximo congresso brasileiro de epilepsia em 2024; 

- Garantir a efetividade organizacional e administrativa para que a LBE continue firme e forte para as próximas gerações que irão nos suceder.

A LBE conta com sua participação! A LBE somos nós!

Katia Lin 

Ana Paula Gonçalves

Clarissa Lin Yasuda

Diretoria Executiva - Liga Brasileira de Epilepsia 

Biênio 2022-2024

 

Parceiros

OURO
APOIO
APOIO
APOIO
APOIO
APOIO
APOIO
OURO

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.